Pilhas e Baterias Comuns X Pilhas e Baterias Especiais
Antes de falar sobre Pilhas e Baterias Especiais, vamos enumerar algumas diferenças sobre os diversos modelos de pilhas e baterias.
Apesar de receberem nomes diferentes, pilhas e baterias, funcionam basicamente da mesma forma. O funcionamento de ambas inicia-se com uma reação química.
Porém, existem vários tipos e modelos de pilhas e baterias, sendo cada um adequado para determinada situação.
Existe hoje, uma diversidade enorme de pilhas e baterias no mercado, mas como saber qual usar?
Neste post, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre pilhas e baterias comuns x pilhas e baterias especiais, de modo que você saiba identificar o modelo mais adequado para sua necessidade.
Pilhas e Baterias Comuns
Esse é o tipo mais usado no dia a dia. Essas pilhas/baterias, possuem um fio condutor, por onde é realizada uma transferência de elétrons de um metal para o outro.
Quando os pólos negativos e positivos são ligados externamente, uma reação química faz com que o pólo positivo libere elétrons. Esse elétrons atravessam o circuito e fazem o aparelho eletrônico funcionar.
A grande desvantagem desse tipo de pilha/bateria é que ela só pode ser usada até que o potencial para realizar essa reação química se esgote.
Dessa forma, ela é uma fonte de energia não renovável, necessitando ser descartada após o uso.
Além disso, é um tipo de pilha/bateria, que fornece um baixo valor de corrente. Sendo mais indicada para aparelhos domésticos, como relógios de parede, controle remoto e brinquedos.
Existem outros tipo de pilhas/baterias, porém, neste post abordaremos somente as comuns e as especiais. Aqui você pode ler sobre Pilhas e Baterias Recarregáveis.
Baterias e Pilhas Especiais para equipamentos médicos e hospitalares
Nos equipamentos médicos e hospitalares em geral são usados as baterias de Lithium. Exemplos: Baterias CR-123 3V e CR-1/3 N.
A maioria dos equipamentos hospitalares já vem homologado o modelo da bateria a ser usado.